Histórias particulares que representam um lugar em comum:
Crônicas realizadas por alunos da escola relatando suas memórias.
Crônicas realizadas por alunos da escola relatando suas memórias.
Meu cantinho no B.O.G.*
O lugar mais memorável da escola para mim é a parte lateral do pavilhão de entrada. Todos os dias do ano de 2010, na hora do intervalo eu ia lá com o meu melhor amigo.
Nós ficávamos sentados conversando, cantando, brigando, eram os melhores quinze minutos do meu dia. Não haviam bancos ali, então sentávamos no chão, era um pouco desagradável, nós nos sujávamos às vezes, mas era divertido ficar ali. Ninguém nunca sentava lá, as pessoas já sabiam que aquele era o nosso lugar, nosso canto.
Mesmo quando chovia nós ficávamos ali, claro, não sentávamos no chão, pois estava molhado, mas ficávamos observando os outros alunos correndo na chuva. Era engraçado.
Este ano as coisas mudaram muito, agora tem bancos onde antes, era vazio, meu amigo não estuda mais no B.O.G. e algumas pessoas, às vezes sentam nos banquinhos coloridos. Todos os dias quando chego na escola, olho para aquele lado e fico pensando como era bom ficar ali, eu sinto muita falta daquele tempo.
Agora são apenas lembranças, mas lembranças que nem o tempo pode apagar. Uma parte da minha vida ficou naquele lugar, aqueles segredos e revelações, e com certeza um enorme vazio de saudade. Espero que as próximas gerações que estudaram na escola aproveitem esse lugar como eu aproveitei.
Melhor lugar*
Bom,hoje vou falar do que passei , ao longo desses 9 anos na minha escola.Quero falar do lugar que eu mais gosto , que é bem legal, “ah” como eu queria saber quem foi que criou aquele lugar,eu iria dar parabéns e agradecer muito.Eu adoro o “redondo” ali fiz amizades,contei meus segredos e pratiquei esportes.
Da minha 1° série até a 4° série , eu e minhas amigas íamos ali só pra pular corda, são lembranças e bons momentos.Se passou os anos e eu e Kelly adorávamos ir la e ficar sentadas o recreio todo ali.
Agora nesses últimos anos , não foi diferente é ali que eu me sento e começo a conversar e praticar esportes com minhas amigas.Unica coisa que ficou na lembrança foi minha colega e amiga Kelly que reprovou 1 ano e a gente não ficamos mais juntas. Mais eu fiz novas amizades este ano ,conheci a Tawany,Stéffany e a Jullie minhas companheiras para sentar ali no velho redondo, ele fez muitas memórias e me trouxe muitas felicidades .
O ginásio*
Minha memoria é muito marcante, tudo que eu passei pela escola mas, o que mais me marca é o ginásio. Eu gosto muito de jogar futebol ali na escola,varias amizades, varias brigas, varias ficadas,varias fofocas,varias pessoas conheci. Ali tem as aulas de educação física que eu mais gosto porque não precisa fazer nada, só fazer esporte.
Eu gosto de fazer esporte, eu gosto de todos os tipos de esporte e no ginásio eu ja fiz um monte de amizades, convidando para jogar no mesmo time que o meu, conheci muita gente que não conhecia também.
E sem contar os campeonatos que é muito bom jogar. Por que se a pessoa der uma "janelinha" ou um "capeuzinho", algum toque bonito, a torcida se levanta, começam a gritar, começam também folgar nas pessoas e sem conta as gurias que ficam ali, te cuidando. É muito bom jogar os campeonatos da escola,principalmente se tu ganhas. Todo mundo que vê a medalha de campeão, fica te chamando, é muito bom.
Eu me recordo quando eu tava na quinta série eu fiquei com uma guria lá dentro do ginásio quando a professora tinha subido na direção para levar dois alunos que tinha brigado. Eu pedi uma bala e a guria disse que só tinha uma e eu disse que podia ser, eu fui e peguei a bala da guria da sua boca!
É lembrança que eu ja mais irei de esquecer, daquele dia.
E outro ano eu estava na 6° série, estava jogando futebol. Um ex colega me deu um carinho por trás. Comecei a discutir com ele. Ele veio para me dar um soco, sai do soco e dei um nele e começou a briga, foi quase toda a sala para tirar nós dois, um de cima de outro, conseguiram nos tirar, a professora nos levou para direção .Lá o professor irineu chamarou minha mãe e ela teve que conversar com a mãe do guri que eu tinha brigado, com a Professora Vilma, o Professor Ireneu e a professora junto. Foi muito chato ficar ouvindo eles falar mal de mim sem pode falar nada.
Tantas outras coisa vão ficar marcadas na minha memória que eu não me lembro para contar para vocês, só lembro do ginásio.
A esperta*
Eu lembro que quase todas as quartas – feiras tínhamos dois períodos de educação artística um de educação física e dois de português , quase sempre , Lucia , Priscila , Valeria ,Lucas e Leonardo que era da outra turma.
Nós íamos para a praça México e a gente ficava lá sentados conversando , andando de balanço conversando com as crianças que passavam , e as quartas – feira virou um habito , já tinha ficado um vicio , até que a professora Vilma acabou notando que já estava ficando seguido as faltas desses alunos nesses dois períodos . Por que, eu acho, que ela acabou conferindo as presenças nas pautas de chamada e viu que não tinha presença sempre nos dois últimos períodos .
Até que ela acabou ligando para todos os pais dos alunos e a minha mãe foi umas das primeiras a ir saber o que houve.A minha mãe foi na turma e me pegou pelo braço e , me xingou na frente de todo mundo .
A partir deste dia ela sempre me levava para o colégio e me , levava até a porta da sala de aula . E quando minha mãe não podia ir no colégio meu irmão ia no colégio e fazia o mesmo procedimento.E na hora do recreio minha mãe ou meu irmão estavam lá me olhando para , ver o que estava fazendo .
Isso aconteceu durante um mês, com a minha mãe , e meu irmão . Isso bastou para eu descobrir que matar aula só trás ENCOMODAÇÃO.
*Alunos da turma 74 da escola