Conheça o projeto

 
Projeto Patrimônio Baltazar
Projeto ano 2011

Objetivo
Desencadear a mobilização sobre a importância da educação patrimonial para valorização do espaço público que é a escola, resgatando a auto-estima dos alunos e comunidade.
Promover a integração do espaço escolar como patrimônio histórico/comunitário e garantir sua conservação dentro dos conceitos de cidadania e identidade local.

Justificativa:
Por se tornar um bairro de periferia, o bairro Leopoldina representou uma ocupação de camadas populares. Estas populações cresceram em torno de espaços verdes e coletivos que são muito pouco valorizados pela população sendo alvo de vandalismo e depredação
Cabe a escola levantar os problemas e encontrar alternativas de valorização junto á comunidade. O estudo da história local representa a formação de uma identidade, onde o que  é conhecido e valorizado é preservado.
Disciplinas contempladas e conteúdos:
História: Período contemporâneo história de Porto Alegre\ História do bairro.
Geografia: A construção do espaço urbano e a dinâmica das populações.
Português: construção textual/redação. Linguagem jornal´sitica e o “internetês”.
Habilidades:
Comparar o significado histórico da constituição dos diferentes espaços.
Reconhecer que a humanidade é parte da natureza e entender essa relação de interdependência e evolução no tempo histórico e geológico.
Produzir, identificar e interpretar  texto em língua portuguesa culta em suas diversas formas de atuação e linguagem.
Competências:
n      Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.
Atividades em turmas da 7ª série do  ensino fundamental
Atividades propostas ás turmas
n      Visita ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
n      Execução da dinâmica “caixa da memória”: memória coletiva/ memória individual/ Patrimônio. Problematização junto á questões do relatório de visita.
n      Produção intelectual mostrando a escola como patrimônio e espaço de memória.
Estratégias para produção
n      Entrevistas com professores/ funcionários/ pessoas comuns ao ambiente da escola
n      Conhecer o “morto da escola”- pesquisa documental/ fotos documentos da fundação e transformação da escola.
n      Problematização e identificação das mudanças do espaço escolar
n      Produção de jornal sobre as mudanças levantadas e sua importância no cotidinao da escola.
Recursos:
Vídeos, sala de informática, Jornal da Escola, Internet, livros didáticos, laboratórios, meios de informação digital (máquina fotográfica, gravador e vídeo), mapas e materiais iconográficos, arquivo ”morto da escola”.
 Resultados:
O blog que você aprecia neste momento é fruto direto do trabalho de pesquisa e produção textual de nosso alunos.

Veja algumas etapas já realizadas junto ao projeto

Oficina noArquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul: Identificação da importância da educação partimonial e as várias formas de patrimônio:
 Contato com patrimônio Arquitetônico e Ambental

 Contato com o acerto e patrimônio histórico/ material

 Contato com o acervo e manipulação dos documentos históricos.

Interpretação das fontes:o que os documentos falam.


Caixa da memória: patrimônio particular/ coletivo ; tangível/ intangível.





 Cada objeto, documento passa para nosso história particular e nos tráz sentimentos positivos ou negativos. Cada aluno escolhe seu objeto de memória, as turmas concluiram que a escola é um espaço de memória comum a todos e passa a ser patrimônio da comunidade onde se localiza. E deve ser preservada no presente.


Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Gracia

Porjeto Executado e elaborado em 2010.
Plano de aula/ relatório de atividades: Lugar onde eu vivo
Objetivo
Desencadear a mobilização sobre a importância da educação ambiental e patrimonial para valorização do espaço público que é a escola, resgatando a auto-estima pessoal e da comunidade.

Justificativa:
Por se tornar um bairro de periferia, o bairro Leopoldina representou uma ocupação de camadas populares. Estas populações cresceram em torno de espaços verdes e coletivos que são muito pouco valorizados pela população sendo alvo de vandalismo e depredação.


Cabe a escola levantar os problemas e encontrar alternativas de valorização junto á comunidade. O estudo da história local representa a formação de uma identidade, onde o que  é conhecido e valorizado é preservado.


Disciplinas contempladas e conteúdos:
 História: Período contemporâneo história de Porto Alegre\ História do bairro.
Ciências: Elementos químicos/ ações de poluidores
Geografia: A construção do espaço urbano e a dinâmica das populações.
Português: construção textual/redação.
Artes: Hip Hop, cultura popular e grafite
Educação física: Identificar e valorizar o espaço e respeito á regras coletivas através de atividades esportivas
 
Habilidades:

Comparar o significado histórico da constituição dos diferentes espaços.
-Reconhecer que a humanida­de é parte da natureza e entender essa relação de interdependência e evolução no tempo histórico e geológico, a partir do desenvolvi­mento gerado pela Biologia.
-Propor formas de atuação para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
-ler e escrever com autonomia e criticidade;
-associar, comparar e posicionar-se em questões específicas
Competências:
-Compreender o desen­volvimento da sociedade como processo de ocupa­ção de espaços físicos e das relações da vida hu­mana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econô­micos e humanos.
-Problematizar, por meio da elaboração de texto, o papel da Ciência e da tecnologia no con­texto atual.
-Expressar-se oralmente e corporalmente com clareza e com coerência nas idéias.
 
Turma: 8ª e 7ª série ensino fundamental
Metodologia:
Atividade I- Passeio por áreas comuns do bairro e identificação de suas condições. História e ciências. Os alunos gostaram muito de sair da escola e ver seu bairro, identificaram suas casas e pontos de convivência
Atividade II- Levantamento e identificação em sala de aula do conceito de patrimônio. O que é, onde está. - História , ciências e artes. Aprenderam as diversas classificações que o patrimônio possui e o identificaram relacionando o passeio.
Atividade III. Identificação dos agentes poluidores e degradação do patrimônio/ poluição pichação. Ciências e artes. Saída pela escola para identificação de pontos críticos.
Atividade IV. Estudo da história do bairro, patrono da escola e escola- Passado e presente. -História
Atividade VI- Identificação no laboratório de ciências das ações dos agentes poluidores.-Ciências
Atividade VII- Mostra aos colegas da escola de painéis sobre a história da escola.- História. Muito alegre, os alunos gostaram muito de trabalhar com fontes da escola como fotos, ata de fundação e entrevistas coma comunidade.
Atividade VIII- Identificar o bairro no mapa do país, estado e bairro. Uso do Google Maps. Utilização da sala de informática- Geografia.  Identificaram os pontos do bairro no mapa e sua importância. Aprenderam a utilizar o programa para encontrar ruas e traçar rotas de trânsito.
Atividade IX- Construção textual através de redações destinadas á olimpíada de língua portuguesa com o tema do projeto. –Português. Os alunos construíram redações sobre os pontos positivos do bairro e suas expectativas.
Atividade X- Construção do jornal e blog da escola suas características e sua história. Utilização do laboratório de informática. Artes, História, Ciências, Português e Geografia. O blog foi construído por alunos monitores que fazem parte do jornal da escola.

Recursos: Mapas, fontes primárias ( fotos antigas, documentos e entrevistas, visitas guiadas, sala de informática, jornais, revistas e livros didáticos, mapas, cartolina, cola, tesoura, régua, lápis de cor, tinta, espaço externo da escola. Blog para veiculação.

Referências:
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.
___________________. Plano Nacional de Educação:nº 10172/2001.Brasília: 2001.
____________________. Estatuto da Criança e do Adolescente: nº 8069/90 . Brasília: 1990.

CASTRO, Janaina. É hora de valorizar nosso patrimônio cultural in http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/hora-valorizar-nosso-patrimonio-cultural-584455.shtml
 Rio Grande do Sul: Lições do Rio Grande: Referências Curriculares  - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química. Volume 4. Corag, Porto Alegre. 2009

___________________. Referenciais Curriculares -  - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Volume 5. Corag . Porto Alegre 2009.

___________________. Referenciais Curriculares - Caderno do Professor -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química. Volume 4  Corag . Porto Alegre 2009

___________________. Referenciais Curriculares - Caderno do Professor -  Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia Volume 5  Corag . Porto Alegre 2009
Matriz de competências e habilidades:  História e Geografia em http://encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=19 acesso em 20 de gosto de 2010 .
____________________. : Ciências naturais em http://www.inep.gov.br/salas/download/encceja/matrizes_encceja/Mat_Cien_Nat_EF.pdf acesso em 20 de agosto.